Friday, April 13, 2007

Estou vindo de um Seminário de Ensino Religioso. Poderão perguntar: como? É isso mesmo, de Ensino Religioso. Há 3 anos uma colega me convidou para um curso e eu me apaixonei pela teologia. Hoje esta colega é aposentada e eu assumi a disciplina de Didática do ensino Religioso e Ensino Religioso para algumas turmas do Curso Normal (como a maioria dos professores desta disciplina, são as horas que sobram da nomeação). Tinha a idéia que em ER trabalharia valores hoje sei que é uma disciplina da área do conhecimento e que tem conteúdo sim. Este seminário está me provocando a uma especialização nesta área, mas isso é assunto para o ano que vem.
Em relação ao PA, ontem me organizei no sentido de encaminhar atividade no LI com a professora parceira Ivana; criei uma página Era uma vez dentro do PA alunos para interagirem. Enviei um e-mail para um aluno que sei que tem computador em casa e, para minha surpresa, não realizaram a tarefa. Escrevi novamente a ele pedindo explicações. Eu sei que este momento não vai contar na carga horário mas vai ser uma experiência mais da parceira que vai ficar sozinha com eles. Aliás, vou concentrar minhas atenções com esta professora, que é a mais interessada e que tem um conhecimento básico de informática e de PA. Já comentei diversas vezes com a Diretora do meu trabalho, ela é bastante incentivadora mas vejo que está confusa com tudo o que está acontecendo na escola: a supervisão está fechada e funcionamos apenas com Diretores e professores. A parte pedagógica está totalmente desamparada. Abiblioteca funciona em 4 dos 15 turnos e o LI, em 3 dos 15 turnos, apenas a tarde. Rcursos financeiros = zero, a dívida da escola é muito grande. Lidamos com uma enorme diversidade cultural, temos muitos problemas. Neste contexto estou eu, professora estadual que ainda acredita na força da educação para mudar este país, vivenciando uma prática que ainda está longe de se concretizar na escola, porque o professor está desmotivado, a escola está com problemas. Me pergunto: porque há tantos professores em licença saúde, quantos como eu ficam numa sexta-feira a noite buscando conhecimento, quantos participam de cursos quando poderíamos estar em outros lugares, fazendo outras coisas, deixando a vida passar(e o tempo não volta mais). Eu posso responder por mim: eu tenho uma força dentro de mim que me impulsiona, tenho uma família estruturada, marido e filhos que amo e que me amam, eu sou feliz assim. Obriagada Deus, obrigada.

No comments: