Saturday, September 02, 2006

Aqui está minha atividade do PROA 03.
Relato de experiência

Iniciar um curso a distância é um grande desafio para mim, após 19 anos de outra Especialização realizada. A etapa presencial em Porto Alegre foi muito importante para o iníco das atividades. As trocas entre colegas foram muito ricas mas muito semelhantes ao que normalmente ocorre em cursos presenciais.
Nossa primeira atividade após a inscrição como aluno do PROA foi: ” - Quais são as 10 palavras que nos vem à mente ao dizer PROJETOS? “ (intervenção exploratória do professor:fazer um levantamento sobre o que o aluno sabe a respeito do tema, incentiva o aluno a expressar os sentidos de projetos)). Todas componentes do grupo contribuíram com palavras e com estas construímos o primeiro mapa conceitual, uma nova ferramenta:houve muita discussão, muitas modificações e acréscimos.( intervenção de contra-argumentação:um aluno coloca a sua opinião, outros contestam) (de justificativa também, pois o aluno justifica sua resposta)
No segundo dia, fomos questionados : “- O que eu aprendi na Escola e ainda lembro? Por que? “ (intervenção de exploração: direcionar para determinado pensamento). Lembrei-me de um trabalho que a escola participou , de revitalização de um espaço da cidade e que para mim foi uma lição de vida. Outros relataram um conhecimento em determinada disciplina que tinham afinidade, trabalho com um determinado professoram que gostavam, etc.
Num outro momento fomos desafiados com as seguintes questões:
- Todo PA é interdisciplinar?
- Qual é o papel do professor durante o trabalho com PA?
- De que maneira as tecnologias digitais podem ajudar o desenvolvimento de um PA? (intervenção de exploração que direciona o pensamento para um determinado foco)
Etc.
Enquanto a semana transcorria, os problemas eram facilmente resolvidos: o professor e/ou assistentes nos atendiam, mostravam caminhos, procurando esclarecer e nos fazer refletir sobre o procedimento realizado. Tive, por exemplo, dificuldade em inserir a foto no meu blog. Dani mostrou o caminho, anotei os passos e foi publicada, o mesmo acontecendo com o mapa conceitual do projeto.
Seguindo nossos trabalhos, iniciamos os PAs: fazer uma pergunta sobre uma curiosidade.(intervenção exploratória quanto as possibilidades de projetos). Após fomos reunidos por questões, afins, o que não aconteceu comigo, minha questão não tinha relação nenhuma com as demais. Por orientação da professora Íris, que deveríamos trabalhar em grupo, passei a trabalhar com a questão “Como adoçar os alimentos?”
Na construção do projeto, houve muita discussão entre componentes do grupo(intervenção de contra-argumentação quando os componentes defendem suas idéias) (intervenção de justificativa quando cada um justifica sua opinião), cada uma comentava o que sabia, as outras contestavam, as dúvidas e certezas eram reescritas, culminando em anotações iniciais que logo percebemos que seriam modificadas. Vejo neste trabalho as características de um projeto: trocas, interação, cooperação, construção coletiva, etc. Fizemos trocas com colegas sentadas próximas, ouvindo sugestões, esclarecendo dúvidas, resolvendo desafios que o uso das tecnologias nos impõe.
Quanto a etapa a distância, os desafios são outros: pesquisa-se , salvam-se informações, trocam-se comentários através de e-mail, do blog, enfim, estou aguardando para entender como publicaremos nossa pesquisa, o que realmente é importante e de que forma fica melhor ser publicado, entre outras dúvidas.
Ilane Cichelero Turma 3 RS

No comments: