Sunday, April 22, 2007

Rascunho Proa7
Tecnologias Assistivas


Este trabalho tem como objetivo conceituar e discutir tecnologia assistiva e as inúmeras possibilidades que ela pode oferecer para atuar como auxílio ao processo de reabilitação, educação e inclusão social de pessoas com necessidades especiais. A pesquisa contempla informações, as inúmeras possibilidades de recursos em TA presentes no mercado, despertando a conscientização quanto a importância da utilização destes recursos e adaptações no processo de aprendizagem.
Para o desenvolvimento humano, a apropriação das experiências presentes no meio é de grande importância na construção de estruturas mentais superiores. O acesso aos recursos oferecidos pela sociedade, pela cultura, escola, tecnologias, influenciam determinantemente nos processos de aprendizagem da pessoa. A limitação de indivíduos portadores de deficiência representa uma barreira a este aprendizado. Desenvolver recursos de acessibilidade, as Tecnologias Assistivas, representa uma maneira de neutralizar as barreiras e inserí-los nos ambientes ricos para a aprendizagem, um meio concreto de inclusão e interação no mundo.
Conceito

Tecnologia é todo o conhecimento humano utilizado para resolver os problemas da humanidade. e vem para suprir suas limitações.Tecnologias Assistivas é sinônimo de ajuda técnica, tecnologia da autonomia.
Tecnologia Assistiva são todos os recursos e serviços que apresentam por finalidade ampliar as possibilidades de autonomia funcional de pessoas com deficiências. Estes recursos favorecem o desenvolvimento das possibilidades humanas, tornando as pessoas mais comunicativas e habilidosas, favorecendo assim o processo de inclusão social.
Em nosso país, a expressão Tecnologia Assistiva é recente e deriva de Tecnologia Acessiva, utilizada pela primeira vez pelo Ministério da Ciência e Tecnologia em 2005 como aquelas que reduzem ou eliminam as limitações decorrentes das deficiência física, mental visual, auditiva, a fim de colaborar para a melhoria do quadro de reclusão social, ainda presente nas vidas de muitas pessoas com deficiências e dos idosos.
O termo Assistive Technology, traduzido no Brasil como Tecnologia Assistiva, foi criado em 1988 como importante elemento jurídico dentro da legislação norte-americana conhecida como Public Law 100-407, que compõe, com outras leis, o ADA – American with Disabilities Act. Este conjunto de leis regula os direitos dos cidadãos com deficiências nos EUA, além de prover a base legal dos fundos públicos para compara dos recursos que estes necessitam. Nele, Tecnologia Assistiva se compõe de recursos e serviços. Recursos são todo e qualquer item, equipamento ou parte dele, produto ou sistema fabricado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais. Os serviços são definidos como aqueles que auxiliam diretamente uma pessoa com deficiência a selecionar, comprar ou usar os recursos acima definidos.



Categorias

Ao classificarmos as Tecnologias Assistivas em categorias, é importante fazer um distinção entre tecnologias assistiva, médica e de reabilitação. As tecnologias médica e de reabilitação são desenvolvidas para auxiliar no diagnóstico e tratamento de saúde e de reabilitação física, representam os instrumentos de trabalho dos profissionais que atuam na área.
Por TA compreende-se como o recurso do usuário, da pessoa com deficiência que atende sua necessidade pessoal de desempenhar funções do cotidiano de forma mais independente. Projetar uma TA implica num conhecimento do contexto, valorizando as intenções funcionais e competências envolvidas. Deve-se considerar o ambiente onde está ou estará inserida a pessoa com deficiência e as adequações necessárias para que tenha acesso e um desempenho autônomo na realização das tarefas.
O Ministério da Ciência e Tecnologia possui um Catálogo Nacional de Ajudas Técnicas, Fabricantes e Agentes Nacionais em http://www.ajudastecnicas.gov.pt/productCatalog.jsp.
Para Tecnlogias Assistivas, que é o foco do nosso trabalho, adotamos a seguinte divisão por categorias:
a) Auxílios para a vida diária e vida prática
São materiais e produtos que auxiliam à rotina, tais como comer, cozinhar, vestir-se, tomar banho, manutenção da casa, ... São exemplos os talheres modificados, suportes para utensílios domésticos, roupas desenhadas para facilitar o vestir e despir, abotoadores, velcro, recursos para transferência, barras de apoio, etc.



b)Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)
Comunicação alternativa é para pessoas que não apresentam outra forma de comunicação e C. Ampliada é para pessoas que possuem alguma comunicação mas que não é suficiente para as trocas sociais.
São recursos eletrônicos ou não que permitem a comunicação expressiva de pessoas que perderam a fala ou com limitações. São muito utilizados gestos, língua dos sinais, expressões faciais, pranchas de alfabeto ou símbolos pictográficos, computador com voz sintetizada, etc.
http://www.comunicacaoalternativa.com.br/adcaa/

c)Recursos de acessibilidade ao computador
São equipamentos que permitem as pessoas com deficiências sensoriais e motoras a usarem o computador. Dividem-se em 4 grupos: equipamentos para pessoas que não necessitam de recursos especiais, para pessoas que precisam de adptações em seu próprio corpo, que precisam de adaptações no computador e pessoas que necessitam de programas especiais.
Equipamentos de entrada como teclados modificados ou virtuais com varredura, mouse especiais e acionadores diversos, sotware de reconhecimento de voz, ponteiras de cabeça por luz, etc.
Equipamentos de saída como de síntese de voz, monitores especiais, softwares leitores de texto(OCR), impressoras braile e o linha braile.
http://www.comunicacaoalternativa.com.br/adcaa/comput/computador.asp

d) Sistemas de controle de ambiente
São sistemas eletrônicos que permitem as pessoas com limitações moto-locomotoras controlar remotamente aparelhos eletro-eletrônicos, sistemas de segurança localizados no ambiente em que vive.

e) Projetos arquitetônicos para acessibilidade
São as adaptações estruturais e reformas na casa e/ou ambiente de trabalho representadas por rampas, elevadores, adaptações em banheiros entre outras que eliminam ou reduzem as barreiras físicas, o que facilita a locomoção da pessoa.

f) Órteses e Próteses
Órteses são peças artificiais colocadas junto a um segmento do corpo, garantindo-lhe um melhor posicionamento, estabilização e/ou função. Confeccionados geralmente sob medida e servem de auxilio para as mais variadas funções: escrita, digitação, utilização de talheres e objetos para a higiene pessoal, correção postural, etc.
Próteses são peças artificiais que substituem partes ausentes do corpo.

g) Adequação Postural
Compreende um projeto de recursos que garantam posturas alinhadas, estáveis e com boa distribuição do peso corporal controlando e prevenindo deformidades músculo-esqueléticas, melhoria do tônus postural, prevenção de úlceras de pressão, facilitação das funções respiratórias e digestivas e a facilitação de cuidados.
São almofadas especiais, assentos e encostos anatômicos, posicionadores e contentores que suportam e posicionam tronco/cabeça/membros.

h) Auxílios de mobilidade
Representado por peças ou objetos que auxiliam na mobilidade: bengalas, muletas, andadores, carrinhos, cadeiras de rodas manuais oi elétricas, bases móveis, andadores, scooters de 3 rodas e qualquer veículo de mobilidade pessoal na escola, casa ou trabalho.

i) Auxílio para cegos ou para pessoas com visão subnormal
Equipamentos para grupos específicos que visam a autonomia das pessoas cegas na realização de tarefas rotineiras: são lupas, lentes, grandes telas de impressão, ampliadores de tela de tv, hardwares como impressoras braile, lupas eletrônicas, linha braile, agendas eletrônicas, termômetro falado, relógio falado entre outros.

j) Auxílio para surdos ou pessoas com déficit auditivo
São vários equipamentos: infra-vermelho, FM, aparelhos para surdez, telefones com teclado-teletipo(TTY), sistemas com alerta táctil-visual, entre outros, celulares com mensagens escritas e chamadas por vibração.

k) Adaptações em veículos
São acessórios e adaptações que possibilitam a pessoa com deficiência a condução do veículo, facilitadores de embarque e desembarque(elevadores para cadeiras de rodas, rampas, auto-escola especializada,entre outros) para o transporte partícula ou coletivo.


O uso de tecnologia no processo de inclusão escolar
Para o homem, a tecnologia facilita a sua vida. Para pessoas com deficiência, a tecnologia é a diferença entre poder e não poder realizar funções.
Segundo dados do Censo Escolar de 2005, realizado pelo MEC, o Brasil tem 640317 alunos com necessidades educacionais especiais matriculados nas escolas do país. Para incluí-las efetivamente é necessário reconhecer suas diferenças e aceita-las, oportunizando os recursos necessários para que ela aprenda, recursos muitas vezes simples, como letras soltas ou textos escritos em maiúsculas até o uso de um computador adaptado.
No processo de inclusão escolar ideal, é o terapeuta ocupacional quem está capacitado a coordenar este processo.
Entende-se por Terapia Ocupacional uma área do conhecimento e prática de saúde voltada para a análise e aplicação terapêutica de atividades e, adaptação do ambiente com objetivo de facilitar a realização das atividades cotidianas com independência e autonomia. As dificuldades apresentadas podem estar relacionadas às atividades de vida diária, como alimentação, vestuário, higiene, locomoção, comunicação; à atividade profissional e, às atividades de lazer e do brincar. (http://www.comunicacaoalternativa.com.br/adcaa/to/oqueeto.asp)
O trabalho do terapeuta ocupacional na tecnologia assistiva compreende a avaliação das necessidades da pessoa com deficiência no aspecto físico, cognitivo e sensorial, sua receptividade quanto à midificação ou uso da adaptação, sua condição sociocultural e as características físicas do ambiente. Ele coordena a inclusão através de:
- Adaptações ambientais: rampas, barras, sinalização dos ambientes, iluminação e posicionamento da criança na sala, etc.
- Adaptação postural: da sua cadeira ou carteira escolar e adequações nas atividades em aulas complementares ou de lazer;
- O processo ensino-aprendizagem: planos inclinados, antiderrapantes, lápis adaptado, órteses, pautas ampliadas, letras emborrachadas, computador, etc;
- O recurso alternativo para comunicação oral: pranchas de comunicação ou comunicadores.
http://www.comunicacaoalternativa.com.br/adcaa/ca/oquee.asp
- A independência nas atividades diárias: adaptações como argolas para auxiliar a abertura da mochila, copos e talheres adaptados para o lanche,...
http://www.fcee.sc.gov.br/ajudastecnicas/matpedagogico.htm

Tuesday, April 17, 2007


Tecnologia Assistiva e Inclusão




Entende-se por Tecnologia Assistiva "recurso facilitador, um instrumento ou utensílio que especificamente contribuirá no desempenho da tarefa desejada". São diversas modalidades que podem ser pesquisadas nos mais variados sites, entre eles http://www.mct.gov.br/ e http://www.clik.com.br/.As tecnologias assitivas, conforme descrição, pode ser entendidas como um instrumento de promoção de inclusão: a falta de tais recursos pode comprometer, por exemplo, o desempenho de alunos com deficiência, pois auxiliam na superação de dificuldades funcionais para a realização de atividades dentro da rotina escolar. É um grande desafio para a missão da escola, que é a de assegurar oportunidades iguais para cada um atendendo sua diferença, desenvolvendo ao máximo seu potencial próprio e sua inclusão no grupo.Aliado as tecnlogias assitivas, faz-se necessário uma flexibilização curricular, uma formação continuada em recursos humanos, comprometimento do estado, entre outros.De acordo com o censo brasileiro de 2000, o Brasil tem cerca de 24,3 milhões de de pessoas com deficiências e um desconhecimento por parte da maioria quanto a leis que os amparam. Ilane

Friday, April 13, 2007

Estou vindo de um Seminário de Ensino Religioso. Poderão perguntar: como? É isso mesmo, de Ensino Religioso. Há 3 anos uma colega me convidou para um curso e eu me apaixonei pela teologia. Hoje esta colega é aposentada e eu assumi a disciplina de Didática do ensino Religioso e Ensino Religioso para algumas turmas do Curso Normal (como a maioria dos professores desta disciplina, são as horas que sobram da nomeação). Tinha a idéia que em ER trabalharia valores hoje sei que é uma disciplina da área do conhecimento e que tem conteúdo sim. Este seminário está me provocando a uma especialização nesta área, mas isso é assunto para o ano que vem.
Em relação ao PA, ontem me organizei no sentido de encaminhar atividade no LI com a professora parceira Ivana; criei uma página Era uma vez dentro do PA alunos para interagirem. Enviei um e-mail para um aluno que sei que tem computador em casa e, para minha surpresa, não realizaram a tarefa. Escrevi novamente a ele pedindo explicações. Eu sei que este momento não vai contar na carga horário mas vai ser uma experiência mais da parceira que vai ficar sozinha com eles. Aliás, vou concentrar minhas atenções com esta professora, que é a mais interessada e que tem um conhecimento básico de informática e de PA. Já comentei diversas vezes com a Diretora do meu trabalho, ela é bastante incentivadora mas vejo que está confusa com tudo o que está acontecendo na escola: a supervisão está fechada e funcionamos apenas com Diretores e professores. A parte pedagógica está totalmente desamparada. Abiblioteca funciona em 4 dos 15 turnos e o LI, em 3 dos 15 turnos, apenas a tarde. Rcursos financeiros = zero, a dívida da escola é muito grande. Lidamos com uma enorme diversidade cultural, temos muitos problemas. Neste contexto estou eu, professora estadual que ainda acredita na força da educação para mudar este país, vivenciando uma prática que ainda está longe de se concretizar na escola, porque o professor está desmotivado, a escola está com problemas. Me pergunto: porque há tantos professores em licença saúde, quantos como eu ficam numa sexta-feira a noite buscando conhecimento, quantos participam de cursos quando poderíamos estar em outros lugares, fazendo outras coisas, deixando a vida passar(e o tempo não volta mais). Eu posso responder por mim: eu tenho uma força dentro de mim que me impulsiona, tenho uma família estruturada, marido e filhos que amo e que me amam, eu sou feliz assim. Obriagada Deus, obrigada.

Tuesday, April 10, 2007

Depois de muitos problemas para acessar internet, estou retomando. Na quarta -feira 04.04 não conseguia mais trabalhar on-line, comprei um novo moden e tive problemas de configuração. Hoje, depois de torrar a paciência do filho e do marido (talvez por desespero) consegui solucionar o problema. Neste dia 04.04 um anjo "eletricista" apareceu na escola para consertar os ventiladores e eu consegui convencer o Sr. Delvino, da manutenção, que era mais importante consertar o LI: ao abrir a caixa do disjuntor, ainda era possível ver faíscas, poderia ter sido um grande incêndio. A tarde, finalmente o proimeiro encontro com a Prof. Margarida: ela ficou encantada com os alunos criando seus blogs que resolveu criar o seu. E eu fiquei trabalhando sozinha por um bom tempo. Depois ela conversou com todos os grupos e me disse:" -É possível, sim, integrar a sociologia em todos os trabalhos". Vou refletir neste final de semana e no próximo encontro faço minhas sugestões. Achei ótimo.
Hoje, 10.04, aconteceu um encontro de duas horas aula no turno inverso: fotografamos com a Profª Ivana, nossa nova parceira. No LI os alunos finalmente visualisaram suas páginas criadas por mim e colarem as produções que estavam no Word. Trabalharam no MC e alguns iniciaram a pesquisa.Percebo que todos estão motivados a trabalhar nesta metodologia. Uma aluna que não tem muita paciência se irritou com a lentidão dos computadores, os demais nem perceberam o tempo passar. Acho que depois de toda a organização eles conseguirão responder os questionamentos.
Um fato que saiu na imprensa hoje: depoimento da governadora dizendo que a prioridade nas escolas é a sala de aula e não biblioteca ou LI. Minha escola é prova disso: o LI conta com professora em 3 tardes e a biblioteca funciona em 4 turnos, tudo isso para uma escola que funciona 3 turnos e tem mais de 2 mil alunos. É o caos!
Hoje, também, me "bateu" a preocupação com todas as atividades que tenho que desenvolver: casa, trabalho, curso. Começo a selecionar prioridades e a fazer do jeito que dá. O PROA7, por exemplo, não consegui participar, pois a prioridade é com o PA dos alunos. Separei textos mas não consegui lê-los. E o PROA 12 então, está novamente atrasado ...

Monday, April 02, 2007

Bem, depois do suposto incêndio, vamos continuando a caminhada...
Estou ansiosa com o primeiro trabalho com a Prof. Margarida.Pouco sei desta colega mas ao relatar-lhe a metodologia percebi o seu interesse em trabalhar de uma forma diferente com os alunos. Além disso, sua disciplina irá enriquecer os projetos e ampliar o conhecimento.
A minha grande preocupação é com o conserto da rede elétrica na escola, que foge das minhas forças, amanhã terei uma posição da direção. Espero que as coisas não demorem como costumam demorar para serem resolvidas no Estado, pois tenho muitos planos para o PA, os alunos estão ansiosos para trabalhar nas Wikis, criar e-mail e Blogs. A maioria dos alunos não tem computador em casa.