Sunday, September 24, 2006


Uma semana e tanto! Muitas atividades e muito tempo para conferí-las.Ler comentários de colegas nos fóruns, textos que servem de suporte, outras pesquisas para fundamentar comentários, atividades a cumprir, o trabalho no PA, uma loucura! Achei interessante o fórum proa1, aprendo muito lendo colegas, são postadas colocações riquíssimas que me fazem refletir a minha prática docente inclusive.
E por falar em PA, quantos conceitos são modificados e acrescentados a cada leitura! O trabalho evolui e muito a cada dia e se torna cada vez mais iteressante, também.
E vamos continuar, que vem um novo proa por aí, o proa7 ...

Wednesday, September 20, 2006


Estamos (grupo) trabalhando no projeto, na sua finalização, são muitos detalhes, muitas combinações a fazer e o tempo é curto. Refleti muito a respeito da construção do terceiro mapa conceitual e em como incorporar toda a pesquisa, as vezes as palavras nos fogem.
Aprendi muito, também, realizando as tarefas do proa06,vivenciando que um projeto é muito mais do que uma pesquisa, envolve estratégias, raciocício, realmente desacomoda muitos conceitos. Espero realizar um bom trabalho no próximo ano.

Monday, September 18, 2006


Passei mais de duas horas revisando os PROAS e descobri três atividades para realizar PROA 02,04 e 06. Preciso me organizar e postá-las. São muitos espaços para conferir! Eu muitas vezes me perco lendo tudo e todos... No PROA06 , por exemplo, não vi as atividades 2 e 3 com as datas. É que cada professor organiza de um jeito, fica complicado. E o mais importante:definir a teoria para embasar o trabalho, creio que adotarei o construtivismo de Piaget, que foi muito discutida durante o curso.

Tuesday, September 12, 2006


Somente hoje puliquei meu arquivo comentando o PA e os conteúdos que identifiquei, pois havia entendido que o grupo enviaria apenas um e fiquei com receio de entrar em "publicar" e acabar enviando somente a minha contribuição. Agora vou interromper meu trabalho no curso para preparar minhas aulas de amanhã, uma inclusive no laboratório de informática.

Obs: este é o Fredi, ele sempre aparece e quer que eu coce suas costas...

Monday, September 11, 2006



Ao listar os conteúdos que podem ser abordados no nosso projeto, atividade 4 do proa 02, vi claramente que é possível sim fazer um trabalho interdisciplinar. São infinitas possibilidades e quanto conhecimento de mundo!

Nosso projeto está evoluindo para uma nova construção da página: estamos em dúvida sobre o material pesquisado, se deve aparecer no mapa conceitual ou somente alguns tópicos, os demais somente na página. Dúvidas...

Andei revisando as atividades e não entendi muito bem a atividade da Profe Luciane: comentar um relato revisado por um colega? Publicar no fórum 4? Muitos enunciados deixam dúvidas...

Saturday, September 02, 2006


A atividade de publicação do PRA 06 me deu muito trabalho. Para publicar no prazo combinado, não foi fácil. Primeiro não conseguia saber a senha, pois até o dia 30 não tinha sido dada nenhuma. Neste dia, através de um e-mail de "não sei quem", em inglês, criei uma senha. Para minha surpresa, no dia 01.09 recebi um e-mail do Prof. Dario dizendo que a senha deveria ser proars. Hoje, sábado a tarde me dediquei a trocar a senha conforme solicitado e a "consertar" o estrago que eu fiz na Front page desta disciplina: ao trabalhar, criei inúmeras páginas e a minha publicação estava na janela da direita, junto ao sidebar. Deletei todas estas páginas, dixando minha publicação num link. Estou quase em dia com meus trabalhos, só falta a última atividade do PROA 04. Obrigada Prof. Alessandra pela força, estou me recuperando ...
Aqui está minha atividade do PROA 03.
Relato de experiência

Iniciar um curso a distância é um grande desafio para mim, após 19 anos de outra Especialização realizada. A etapa presencial em Porto Alegre foi muito importante para o iníco das atividades. As trocas entre colegas foram muito ricas mas muito semelhantes ao que normalmente ocorre em cursos presenciais.
Nossa primeira atividade após a inscrição como aluno do PROA foi: ” - Quais são as 10 palavras que nos vem à mente ao dizer PROJETOS? “ (intervenção exploratória do professor:fazer um levantamento sobre o que o aluno sabe a respeito do tema, incentiva o aluno a expressar os sentidos de projetos)). Todas componentes do grupo contribuíram com palavras e com estas construímos o primeiro mapa conceitual, uma nova ferramenta:houve muita discussão, muitas modificações e acréscimos.( intervenção de contra-argumentação:um aluno coloca a sua opinião, outros contestam) (de justificativa também, pois o aluno justifica sua resposta)
No segundo dia, fomos questionados : “- O que eu aprendi na Escola e ainda lembro? Por que? “ (intervenção de exploração: direcionar para determinado pensamento). Lembrei-me de um trabalho que a escola participou , de revitalização de um espaço da cidade e que para mim foi uma lição de vida. Outros relataram um conhecimento em determinada disciplina que tinham afinidade, trabalho com um determinado professoram que gostavam, etc.
Num outro momento fomos desafiados com as seguintes questões:
- Todo PA é interdisciplinar?
- Qual é o papel do professor durante o trabalho com PA?
- De que maneira as tecnologias digitais podem ajudar o desenvolvimento de um PA? (intervenção de exploração que direciona o pensamento para um determinado foco)
Etc.
Enquanto a semana transcorria, os problemas eram facilmente resolvidos: o professor e/ou assistentes nos atendiam, mostravam caminhos, procurando esclarecer e nos fazer refletir sobre o procedimento realizado. Tive, por exemplo, dificuldade em inserir a foto no meu blog. Dani mostrou o caminho, anotei os passos e foi publicada, o mesmo acontecendo com o mapa conceitual do projeto.
Seguindo nossos trabalhos, iniciamos os PAs: fazer uma pergunta sobre uma curiosidade.(intervenção exploratória quanto as possibilidades de projetos). Após fomos reunidos por questões, afins, o que não aconteceu comigo, minha questão não tinha relação nenhuma com as demais. Por orientação da professora Íris, que deveríamos trabalhar em grupo, passei a trabalhar com a questão “Como adoçar os alimentos?”
Na construção do projeto, houve muita discussão entre componentes do grupo(intervenção de contra-argumentação quando os componentes defendem suas idéias) (intervenção de justificativa quando cada um justifica sua opinião), cada uma comentava o que sabia, as outras contestavam, as dúvidas e certezas eram reescritas, culminando em anotações iniciais que logo percebemos que seriam modificadas. Vejo neste trabalho as características de um projeto: trocas, interação, cooperação, construção coletiva, etc. Fizemos trocas com colegas sentadas próximas, ouvindo sugestões, esclarecendo dúvidas, resolvendo desafios que o uso das tecnologias nos impõe.
Quanto a etapa a distância, os desafios são outros: pesquisa-se , salvam-se informações, trocam-se comentários através de e-mail, do blog, enfim, estou aguardando para entender como publicaremos nossa pesquisa, o que realmente é importante e de que forma fica melhor ser publicado, entre outras dúvidas.
Ilane Cichelero Turma 3 RS